Letrar para a sabedoria: a formação da linguagem na educação cristã clássica - Parte 1
Quando pensamos no letramento de uma criança, nossa primeira preocupação costuma ser ensiná-la a ler e escrever. Queremos que reconheça as letras, compreenda os sons, forme palavras e, pouco a pouco, alcance uma leitura fluente. Tudo isso é necessário e faz parte de uma boa alfabetização.
Quando pensamos no letramento de uma criança, nossa primeira preocupação costuma ser ensiná-la a ler e escrever. Queremos que reconheça as letras, compreenda os sons, forme palavras e, pouco a pouco, alcance uma leitura fluente. Tudo isso é necessário e faz parte de uma boa alfabetização.
Mas formar um leitor envolve mais do que ensinar uma criança a decodificar palavras. É preciso pensar se ela compreende aquilo que lê, se consegue guardar o que aprendeu, relacionar ideias e expressar o próprio pensamento. Mais adiante, também precisará aprender a julgar aquilo que lhe é apresentado.
Isso nos leva a uma pergunta maior: que tipo de pessoa pretendemos formar por meio da educação?
Essa pergunta deveria vir antes de muitas das nossas discussões sobre métodos e currículos. Para nós, cristãos, desenvolver a inteligência é importante, mas isso não pode ser a finalidade da educação. Queremos filhos e alunos capazes de pensar bem, ler bons livros, escrever com clareza e argumentar corretamente. Mas inteligência e sabedoria não são a mesma coisa.
Uma pessoa pode conhecer grandes obras e permanecer orgulhosa. Pode dominar a retórica e utilizar sua eloquência para enganar. Pode até construir bons argumentos em defesa de ideias falsas. Formar intelectualmente uma criança é necessário, mas também precisamos perguntar para onde estamos conduzindo essa inteligência.
A compreensão cristã do ser humano nos ajuda a pensar nessa questão. O homem foi criado à imagem de Deus (Gn 1:26-27) e recebeu capacidades que podem e devem ser cultivadas. Ao mesmo tempo, é um homem caído. O pecado não alcançou apenas suas ações exteriores. Também afetou sua maneira de pensar, desejar e amar. Em Romanos 1:18-25 temos que o problema do homem não está simplesmente na falta de conhecimento, mas também naquilo que ele faz com a verdade que conhece.
Por isso, uma educação cristã não pode se ocupar apenas do desenvolvimento das capacidades intelectuais. Também precisamos pensar em como essas capacidades serão orientadas e para qual finalidade serão utilizadas.
A formação da linguagem e do leitor
Quando voltamos à tradição clássica, encontramos uma preocupação importante: algumas capacidades precisam ser cultivadas antes de outras.
Isso não significa dividir o desenvolvimento da criança em etapas rígidas, como se todas devessem aprender as mesmas coisas ao mesmo tempo. Significa reconhecer que existem fundamentos.
Antes de exigir uma escrita elaborada, por exemplo, é razoável que a criança possua vocabulário, tenha convivido com bons textos e consiga organizar uma narrativa. Antes de pedir que julgue um argumento, precisamos ensiná-la a compreender aquilo que o autor realmente disse.
Não podemos exigir como fruto aquilo que ainda não foi suficientemente cultivado como raiz.
Essa preocupação aparece em Quintiliano. Ao tratar da formação desde a infância, ele dá atenção à linguagem, à memória, à leitura, à imitação e aos exercícios que preparam o aluno para tarefas mais complexas. As próprias fábulas aparecem entre os primeiros exercícios propostos para a criança.
Há nisso uma lição pedagógica importante. Quando uma criança encontra dificuldade em uma capacidade mais avançada, nem sempre a solução está em exigir mais daquela mesma capacidade. Às vezes, precisamos voltar e descobrir qual fundamento ainda precisa ser fortalecido.
É comum, por exemplo, dizermos que uma criança “não sabe interpretar” ou “não consegue escrever”. Mas o que exatamente isso significa?
Talvez ela ainda leia com tanto esforço que pouca atenção lhe resta para compreender. Pode ter um vocabulário restrito. Talvez não consiga organizar oralmente aquilo que entendeu ou simplesmente tenha convivido pouco com bons textos.
Se não descobrimos onde está a dificuldade, corremos o risco de continuar exigindo justamente aquilo que ela ainda não consegue realizar bem.

As palavras nos ajudam a perceber a realidade
Agostinho oferece uma contribuição interessante para pensarmos sobre as palavras. Em A Doutrina Cristã, explica que elas funcionam como sinais porque remetem àquilo que significam.
Isso traz uma ideia simples, mas importante para a educação. Não ensinamos novas palavras para que a criança apenas acumule um vocabulário sofisticado. As palavras ajudam a nomear, compreender e comunicar aquilo que percebemos.
Uma criança pequena pode chamar muitas plantas simplesmente de “árvores”. Quando aprende a reconhecer uma figueira, uma oliveira, um carvalho ou um salgueiro, começa a observar diferenças que já estavam diante dela.
A realidade não mudou. Ela passou a percebê-la melhor.
O mesmo acontece com aquilo que não podemos tocar ou enxergar. Tristeza, desalento, melancolia e desespero não são exatamente a mesma coisa. Coragem, ousadia e imprudência também não são.
Uma criança que aprende essas distinções ganha recursos para compreender melhor aquilo que encontra nos livros, nas pessoas e até em si mesma. Por isso, um vocabulário rico não precisa ser tratado como simples erudição. As palavras nos ajudam a distinguir e pensar sobre a realidade.
Na perspectiva cristã, essa realidade não começa nas palavras que utilizamos para descrevê-la. Em Gênesis 2:19-20, Adão recebe a tarefa de nomear os animais, mas encontra diante de si uma criação que já existe. Deus cria; o homem observa e nomeia.
Aprender palavras também pode nos ensinar a olhar com mais atenção para aquilo que existe.
Aprender a língua por meio de bons textos
Na educação antiga, a formação da linguagem não se limitava ao aprendizado de regras. A leitura, o domínio da língua e o contato com bons autores também faziam parte desse processo.
Isso me parece importante porque uma criança pode aprender a identificar um adjetivo e ainda não perceber por que determinado escritor escolheu justamente aquele adjetivo. Pode conhecer uma regra de pontuação sem observar o efeito que ela produz em uma frase. Pode decorar o significado de uma figura de linguagem e não reconhecê-la quando encontra um poema.
Conhecer uma língua envolve mais do que saber classificá-la. É preciso aprender a percebê-la em uso.
Por isso, o contato com bons textos importa. A criança aprende sobre a língua não apenas quando alguém lhe explica uma regra, mas também quando encontra essa língua bem utilizada em histórias, poemas e outros textos.
Ler não é apenas pronunciar palavras
A criança precisa aprender a decodificar com precisão e adquirir fluência. Isso não é uma parte menor da educação. Sem esses fundamentos, a leitura pode se tornar cansativa e a compreensão ser prejudicada.
O problema aparece quando confundimos velocidade com boa leitura.
Uma criança pode pronunciar rapidamente todas as palavras de uma página e, ao terminar, não saber dizer o que acabou de ler.
Uma prática simples que tenho aprendido a valorizar é pedir que a criança conte aquilo que leu sem permanecer olhando para o texto. Quando fechamos o livro e pedimos que conte a história ou explique uma ideia, ela precisa recuperar o conteúdo, organizar aquilo que compreendeu e encontrar palavras para expressá-lo.
Nesse momento, conseguimos perceber melhor o que realmente foi compreendido.
Isso também nos leva à memória.
Memorizar sem compreender pode produzir uma aprendizagem vazia. Mas também é difícil relacionar ideias quando aquilo que aprendemos não permanece disponível em nossa memória. Então a memorização torna-se uma etapa importante antes de entender onde aquilo será utilizado.
Quando uma criança relaciona uma nova história com outra que leu meses antes, reconhece uma referência bíblica ou percebe semelhanças entre personagens, está utilizando conhecimentos que foram guardados.
A memória não é a finalidade da educação. Mas oferece à inteligência material com o qual trabalhar.
Antes de criar, é preciso ter repertório
Às vezes, temos muita pressa para que as crianças sejam criativas e originais. Pedimos que escrevam histórias e redações antes que tenham convivido suficientemente com bons modelos. Depois, quando a escrita aparece pobre ou repetitiva, pensamos imediatamente que falta criatividade.
Talvez falte repertório.
A criança aprende a falar ouvindo outras pessoas. Aprende palavras que não inventou e utiliza estruturas que recebeu daqueles que falam ao seu redor. Aos poucos, passa a utilizá-las com liberdade.
Algo semelhante pode acontecer com a escrita.
Ler bons textos, memorizar poemas, copiar belas passagens, recontar histórias e observar a maneira como um autor constrói uma frase não impedem a criatividade. Essas experiências oferecem recursos que poderão ser utilizados quando chegar o momento de escrever com maior autonomia.
A tradição retórica também utilizava exercícios preparatórios antes de exigir do aluno uma composição mais complexa. Esse princípio pode nos ajudar a pensar o ensino da escrita.
Em vez de simplesmente entregar uma folha em branco e pedir que a criança faça uma redação, podemos ensinar aos poucos algumas das capacidades necessárias para escrever bem. Ela pode aprender a narrar um acontecimento com ordem, recontar uma história, descrever, comparar, desenvolver uma ideia e apresentar razões para aquilo que afirma.
Isso também muda nossa maneira de interpretar as dificuldades. Dizer que uma criança “não sabe escrever” explica muito pouco. Talvez consiga narrar oralmente, mas ainda não saiba organizar o pensamento no papel. Talvez tenha uma boa ideia, mas lhe falte vocabulário. Pode escrever frases adequadas e ainda não conseguir estabelecer uma sequência clara entre elas.
Quando compreendemos a escrita como resultado de diferentes capacidades que foram sendo formadas, conseguimos procurar a dificuldade com maior precisão.
Texto: Vanessa Almeida
Revisão: Bárbara Guinalz - Equipe Educalar
Imagem: Gemini
Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar